Sete cuidados ao montar um negócio virtual

Cada vez mais novos empreendedores estão aderindo ao negócio pela internet. Entre um dos principais fatores para essa decisão está na praticidade de não precisar ter um espaço (loja física), custos de manutenção reduzidos e estar disponível ao público 24 horas por dia, sete dias por semana.

Além disso, há uma crescente também no número de consumidores desse mercado. Diariamente milhões de pessoas acessam portais de leilão, lojas virtuais e outros web sites de comércio virtual atrás de preços mais baixos, comodidade, além de poupar tempo e trabalho de ir até uma loja física.

Somente no ano passado, as compras feitas pela internet totalizaram mais de R$ 10 bilhões no ano passado, e para este ano, a previsão é de pelo menos 30% de crescimento, segundo pesquisa realizada pelo e-bit.

Mas apesar do crescimento do comércio online não basta apenas montar um site para garantir o sucesso do empreendimento e uma fatia do bolo do crescimento do e-commerce. “Para o negócio dá certo, é necessário ter um planejamento e toda infra-estrutura que permita a viabilidade da loja virtual. Se o site não oferecer a praticidade que o internauta busca, como, por exemplo, encontrar a informação até o terceiro clique, o consumidor não voltará e ainda ficará com uma imagem negativa da sua marca”.

Veja as dicas  pra quem quer montar um negócio virtual e obter os melhores resultados do e-commerce:

1 – Faça um planejamento cuidadoso do seu empreendimento. Assim como para uma empresa física, defina a missão, o objetivo e os valores do seu negócio.

2 – Aponte todos os possíveis custos: montagem do site, manutenção, quais ferramentas que terá que contratar para o seu e-commerce, os custos com estoque e como serão as despesas de logística (via Correios ou empresa terceirizada), e como estes custos serão absorvidos.

3 – Verifique quais serão as formas de pagamento ao cliente e lembre-se que se for transação via cartão de crédito ou débito, há uma taxa a ser paga.

4 – É importante sua loja virtual estar nas principais redes sociais, como twitter, facebook, Orkut e MSN. O contato direto com o consumidor fortalecerá a imagem da empresa e permitirá uma divulgação mais rápida de promoções e ações de marketing.

5- Acompanhamento das demandas do site em tempo integral e, se possível, disponibilizar um chat, que tem grande aceitação pelo público.

6 – Muitas pessoas optam por estruturar seu negócio em um blog. Não recomendo, porque, por mais que as ferramentas hoje estejam mais completas e o custo seja menor do que montar um site, não passa a credibilidade necessária em um e-commerce.

7 – Atualização diária é um dos itens mais importantes para reter a atenção do consumidor. Se perceber que o site está há dias desatualizado, ele perde o interesse. Afinal, o público internauta é ávido por notícias atualizadas.

Muitas pessoas tiram sua renda inteira vendendo produtos na Internet. Caso você esteja pensando em abriu em negócio virtual, tenha em mente que para seu empreendimento dá certo será preciso muito empenho, dedicação e planejamento.

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