Por que estudar marketing?

Como campo de estudo, o marketing é importante para as pessoas, para as empresas e para a sociedade em geral.

Importância para as pessoas

Uma pessoa reage ao marketing toda vez que compra um produto. O fato de esse produto satisfazer às necessidades dessa pessoa, ser efetivamente promovido e poder ser encontrado num momento e lugar convenientes atesta a efetividade do sistema de marketing. O campo de marketing também oferece oportunidades a carreiras que são menos afetadas pelas variações cíclicas e econômicas, oferecendo oportunidades melhores que muitas outras carreiras para o crescimento e a promoção que têm como base o mérito pessoal. Os salários em cargos de marketing situam-se entre os mais altos de todos os campos profissionais e oferecem excelentes perspectivas de crescimento futuro.

Importância para as empresas

Como único sistema de produção de receita da empresa (os dois outros sistemas principais ¾ contabilidade/finanças e produção ¾ aplicam receitas às operações), o marketing gera renda que é administrada pelos profissionais do setor financeiro para produzir lucros. Ao expandir as vendas e as receitas de vendas, o marketing ajuda a distribuir os custos fixos por mais unidades, ampliando, dessa forma, o retorno de lucro para a empresa.

Importância para a sociedade

Nas economias de livre iniciativa, voltadas ao mercado, o processo de marketing, como principal força de criação de mercados de massa, produção em massa e distribuição em massa, também ajuda a criar altos níveis de atividade empresarial, maiores oportunidades de investimento e de emprego. As estatísticas seguintes atestam o papel produtivo do marketing:

  • mais de 50% de todo o dinheiro gasto pelo consumidor apóia atividades de marketing como propaganda, vendas pessoais, venda a varejo, embalagem e transporte;
  • cerca de 45% das despesas familiares são gastas em serviços (assistência médica, educação, recreação e congêneres), nos quais a ênfase está no marketing e não nas atividades de produção;
  • aproximadamente 30% a 40% das pessoas empregadas nos Estados Unidos têm trabalhos direta ou indiretamente relacionados a funções de marketing.

A drástica transformação das economias controladas em economias de livre mercado, começando com a queda dos estados do bloco comunista ao final dos anos 1980, acentua o papel cada vez mais importante que o marketing irá desempenhar no século XXI. Nos países em desenvolvimento, as instituições de marketing representarão um elemento dinâmico no rompimento dos ciclos de pobreza.

About these ads

9 Comentários on “Por que estudar marketing?”

  1. luciana muniz disse:

    resumindo tudo é marketing e marketing é tudo……

    • Joana Torres disse:

      Bom Dia, vou inicar os estudo de marketing, e estou u pouco insegura por que matematica.
      Nessa area de marketing, na faculdade, vai passar muita materia de matematica.
      Aguaro retorno.

      • Narciso Santaella disse:

        Ola Joana,
        boa tarde!

        Se graduar em marketing é se tornar um especialista em mercado e em tendências deste, é gerar receita e divulgar marcas!
        Matemática, sim é super importante, em alguns casos deverá fazer cálculos de tamanho deste mercado, seu faturamento, projeções de venda e valores de divulgação, não se preocupe, não é difícil, exige estudo… só isso e muita dedicação para se tornar uma profissional diferenciada.
        Garanto trabalho com isso a anos e quando tenho que provar um plano ou determinar a demanda de um produto por exemplo, uso a matemática!
        Não formamos engenheiros no Marketing, mas tem que saber fazer conta!
        Boa sorte!

  2. Camila disse:

    Olá Narciso, sou formada em Administração e estou pensando em fazer uma Pós em Marketing. É um ramo promissor? Hoje o que é mais interessante: trabalhar em uma empresa privada ou abrir uma agência?
    Fico ao aguardo!
    Camila

    • Narciso Santaella disse:

      Cara Camila,
      Agradeço a sua pergunta, mas vamos lá:
      1 – Sou suspeito em falar sobre marketing, pois para mim foi uma das melhores formações que poderia ter escolhido, o curso me deu amplitude de análise e organização para ações de mercado, sejam estas em empresas privadas ou agências;
      2 – O curso é amplo e dá a visão de mercado que muitas vezes a administração não dá, e falo de experiência, também sou formado em administração;
      3 – Ramo promissor? Novamente posso dizer que um especialista em mercado tem boas propostas em sua carreira, pois forma um raciocínio de planejamento, agora tudo depende de dedicação e principalmente AMOR pela profissão;
      Afinal para mim, Marketing é EMOÇÃO!!!
      Boa sorte e decisão!
      Abs,

  3. Helena disse:

    Boa tarde

    Sou formada em adm de RH, estou pensando em fazer MBA em Marketing… É um bom investimento?

    • Narciso Santaella disse:

      Cara Helena,
      boa tarde!

      Estudar sempre foi um bom investimento, seja para a sua carreira ou para o crescimento pessoal. Fazendo um MBA em Marketing, você terá contato com as estratégias e maneiras de conhecer o mercado em que tua empresa atua, e isto já fantástico.
      Além disso, irá ter contato com outros profissionais.

      Espero ter ajudado!
      Boa sorte!

  4. bruno junho disse:

    Ola estudo Engenharia de Produção e não estou mais gostando do curso e da área de “produção em sí” (em que atualmente trabalho) … Estou querendo migrar para outras áreas quando terminar o curso. Fazer uma especialização em outra área.
    Você teria algo para indicar para que eu possa estar lendo sobre marketing, matérias, artigos, sobre a área geral do marketing?

    Uma área que me chama muita atenção, mas não conheço a fundo e gostaria de ficar por dentro para não fazer novamente uma escolha errada.

    • Narciso Santaella disse:

      Caro Bruno, obrigado por sua pergunta, e informo que está no caminho certo, pois terá Engenharia de Produção e depois fará marketing(pós ou MBA) que é um dos requisitos que tenho acompanhado nas solicitações de RH.
      Não gostar, não é o mesmo de não gostar de nada… afinal não existe uma profissão em que estamos fazendo 100% do que gostamos, mas quando fazemos o que gostamos compensa o restante!
      Algo para ler, hoje existem livros e livros falando sobre o assunto, matérias e revistas, bem como blogs.
      O lance é ler o que te agrada mais!
      Sucesso e boa sorte!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 248 outros seguidores