Por que estudar marketing?

Como campo de estudo, o marketing é importante para as pessoas, para as empresas e para a sociedade em geral.

Importância para as pessoas

Uma pessoa reage ao marketing toda vez que compra um produto. O fato de esse produto satisfazer às necessidades dessa pessoa, ser efetivamente promovido e poder ser encontrado num momento e lugar convenientes atesta a efetividade do sistema de marketing. O campo de marketing também oferece oportunidades a carreiras que são menos afetadas pelas variações cíclicas e econômicas, oferecendo oportunidades melhores que muitas outras carreiras para o crescimento e a promoção que têm como base o mérito pessoal. Os salários em cargos de marketing situam-se entre os mais altos de todos os campos profissionais e oferecem excelentes perspectivas de crescimento futuro.

Importância para as empresas

Como único sistema de produção de receita da empresa (os dois outros sistemas principais ¾ contabilidade/finanças e produção ¾ aplicam receitas às operações), o marketing gera renda que é administrada pelos profissionais do setor financeiro para produzir lucros. Ao expandir as vendas e as receitas de vendas, o marketing ajuda a distribuir os custos fixos por mais unidades, ampliando, dessa forma, o retorno de lucro para a empresa.

Importância para a sociedade

Nas economias de livre iniciativa, voltadas ao mercado, o processo de marketing, como principal força de criação de mercados de massa, produção em massa e distribuição em massa, também ajuda a criar altos níveis de atividade empresarial, maiores oportunidades de investimento e de emprego. As estatísticas seguintes atestam o papel produtivo do marketing:

  • mais de 50% de todo o dinheiro gasto pelo consumidor apóia atividades de marketing como propaganda, vendas pessoais, venda a varejo, embalagem e transporte;
  • cerca de 45% das despesas familiares são gastas em serviços (assistência médica, educação, recreação e congêneres), nos quais a ênfase está no marketing e não nas atividades de produção;
  • aproximadamente 30% a 40% das pessoas empregadas nos Estados Unidos têm trabalhos direta ou indiretamente relacionados a funções de marketing.

A drástica transformação das economias controladas em economias de livre mercado, começando com a queda dos estados do bloco comunista ao final dos anos 1980, acentua o papel cada vez mais importante que o marketing irá desempenhar no século XXI. Nos países em desenvolvimento, as instituições de marketing representarão um elemento dinâmico no rompimento dos ciclos de pobreza.

About these ads

7 Comentários on “Por que estudar marketing?”

  1. luciana muniz disse:

    resumindo tudo é marketing e marketing é tudo……

    • Joana Torres disse:

      Bom Dia, vou inicar os estudo de marketing, e estou u pouco insegura por que matematica.
      Nessa area de marketing, na faculdade, vai passar muita materia de matematica.
      Aguaro retorno.

      • Narciso Santaella disse:

        Ola Joana,
        boa tarde!

        Se graduar em marketing é se tornar um especialista em mercado e em tendências deste, é gerar receita e divulgar marcas!
        Matemática, sim é super importante, em alguns casos deverá fazer cálculos de tamanho deste mercado, seu faturamento, projeções de venda e valores de divulgação, não se preocupe, não é difícil, exige estudo… só isso e muita dedicação para se tornar uma profissional diferenciada.
        Garanto trabalho com isso a anos e quando tenho que provar um plano ou determinar a demanda de um produto por exemplo, uso a matemática!
        Não formamos engenheiros no Marketing, mas tem que saber fazer conta!
        Boa sorte!

  2. Camila disse:

    Olá Narciso, sou formada em Administração e estou pensando em fazer uma Pós em Marketing. É um ramo promissor? Hoje o que é mais interessante: trabalhar em uma empresa privada ou abrir uma agência?
    Fico ao aguardo!
    Camila

    • Narciso Santaella disse:

      Cara Camila,
      Agradeço a sua pergunta, mas vamos lá:
      1 – Sou suspeito em falar sobre marketing, pois para mim foi uma das melhores formações que poderia ter escolhido, o curso me deu amplitude de análise e organização para ações de mercado, sejam estas em empresas privadas ou agências;
      2 – O curso é amplo e dá a visão de mercado que muitas vezes a administração não dá, e falo de experiência, também sou formado em administração;
      3 – Ramo promissor? Novamente posso dizer que um especialista em mercado tem boas propostas em sua carreira, pois forma um raciocínio de planejamento, agora tudo depende de dedicação e principalmente AMOR pela profissão;
      Afinal para mim, Marketing é EMOÇÃO!!!
      Boa sorte e decisão!
      Abs,

  3. Helena disse:

    Boa tarde

    Sou formada em adm de RH, estou pensando em fazer MBA em Marketing… É um bom investimento?

    • Narciso Santaella disse:

      Cara Helena,
      boa tarde!

      Estudar sempre foi um bom investimento, seja para a sua carreira ou para o crescimento pessoal. Fazendo um MBA em Marketing, você terá contato com as estratégias e maneiras de conhecer o mercado em que tua empresa atua, e isto já fantástico.
      Além disso, irá ter contato com outros profissionais.

      Espero ter ajudado!
      Boa sorte!


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 246 outros seguidores