As funções básicas do marketing

O papel do gerente de marketing seria formular planos estratégicos de marketing que aproximassem os mercados-alvo dos compostos de marketing. Ao levar a cabo esse papel, ele também se defronta com oito funções básicas de marketing que são essenciais e não podem ser eliminadas; alguém precisa desempenhá-las para que ocorram mudanças satisfatórias.

Funções de troca

Primeiro, para criar trocas valiosas, um vendedor precisa de algo de valor, assim, a função de compra é importante: a procura e a compra de produtos que se mostrem atraentes aos futuros clientes. Então, para consumar essas trocas, os futuros clientes devem ser informados sobre esses produtos e persuadidos a comprá-los, então, a função de venda é importante. Essas duas funções – compra e venda – são chamadas de funções de troca.

Funções de distribuição física

Uma vez que tenham sido comprados produtos para venda ou revenda, eles devem ser transportados do produtor ao comprador e, talvez, serem mantidos em estoque até que sejam comprados. Essas duas funções ¾ de transporte e de armazenagem ¾ são chamadas de funções de distribuição física.


Finalmente, o gerente de marketing se defronta com quatro funções de facilitação ao estabelecer trocas satisfatórias:

  • sortimento ¾ produtos para revenda são dispostos em categorias de quantidade e de qualidade diferentes para armazenagem e exposição mais eficientes;
  • financiamento ¾ são feitos acordos para a empresa pagar aos fornecedores e para os clientes pagarem à empresa pela aquisição de produtos e serviços;
  • riscos ¾ a empresa assume vários riscos associados à compra, à venda, à armazenagem e ao financiamento de produtos. Esses riscos incluem a possibilidade de os consumidores não comprarem ou não pagarem os produtos e a possibilidade de esses produtos ficarem obsoletos por causa de novos produtos lançados no mercado;
  • desenvolvimento de informações de marketing ¾ subjacente a todas as outras funções está essa função extremamente importante que ajuda a reduzir o risco ao proporcionar ao gerente de marketing a dúvida necessária para tomar as melhores decisões. Por exemplo, as informações de marketing ajudam o gerente a encontrar compradores que a empresa possa atender de forma lucrativa, criar ofertas de compostos de marketing eficazes que satisfaçam aos objetivos da empresa e às necessidades do cliente, e verificar o progresso e os resultados dos planos de marketing em relação aos objetivos.
About these ads

One Comment on “As funções básicas do marketing”


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 248 outros seguidores